.

.

11 junho 2012

Resenha: Diários do Vampiro - Reunião Sombria


Contém spoiler dos livros anteriores.

Autora: Lisa Jane Smith
Série: Diários do Vampiro - livro 4
Editora: Galera Record
Páginas: 256
Ano: 2010
 Apesar de para sempre marcados pela tragédia, Bonnie, Meredith e Matt tentam retomar o rumo de suas vidas. Até que sonhos e premonições alertam Bonnie que um mal antigo e perigoso ameaça a todos e é preciso buscar ajuda.
Com a morte de Elena, Stefan e Damon deixam Fell's Church e voltam a vagar pelo mundo sob a cruz de sua sina: a sede de sangue. Mas um chamado inesperado os coloca novamente no caminho de Elena - e daqueles que ela ama.
Presa entre a vida e a morte, Elena permanece ligada a Stefan, por quem se sacrificou. Mas, quando um grande perigo ameaça a cidade e seus amigis, o destino oferece a ela mais uma chance de reencontrar o amor. (Skoob)




Dica:
 Se você não quer spoilers do livro, não leia a sinopse do skoob, ela conta praticamente o livro inteiro!
..............................................................

 Reunião Sombria foi, sem dúvida, o melhor livro da primeira parte da série DV, que é divida em duas: Diários do Vampiro e O Retorno. É incrível como essa série, diferentemente de outras, vai ficando cada vez melhor, ganhando uma narrativa mais sagaz, e um enredo cheio de mistérios e, até sombrio (Como o próprio nome sugere).

 Seis meses após a morte de Elena, os moradores de Fell's Church tentam seguir suas vidas o mais normal possível. Damon e Stefan voltaram para seu pais de origem, a Itália.

 Em uma conversa com Caroline, Bonnie acaba topando fazer uma festa de aniversário surpresa para Meredith. No dia da festa, Caroline, Bonnie, Meredith, Sue e Vick, acabam conversando sobre a Elena, e com isso, todas elas topam em tentar fazer contato com Elena através de uma tábua Ouija. Através do contato, Elena avisa que todos na cidade correm perigo, pois um novo poder, e esse muito mais forte, quer matar a todos. Então só resta buscar ajuda com uma pessoa: Stefan.

 Esse livro, que como os demais é narrado em terceira pessoa, tem um diferencial. Com a morte de Elena, que até então era a protagonista, os fatos são narrados pela perspectiva de Bonnie, a amiga bruxa de Elena. Fato que enriqueceu o livro, já que os personagens "secundários" ganharam mais espaço na trama e conseguem cativar o leitor pelas suas personalidades, e finalmente consegui me apaixonar pelo Stefan dos livro, um Stefan um pouco deprimido pela morte de sua amada, mais ele se mostrou forte, inteligente, sabe, deu uma vontade de abraçá-lo e dizer: Tudo vai ficar bem.
Elena, você mentiu para mim. Stefan disse para si mesmo. Foi a única coisa em que ele insistira, a única que sempre prometera. "Aconteça o que acontecer, Stefan, eu estarei com você. Diga que acredita nisso". E ele respondeu, indefeso a seu feitiço, "Ah, Elena, eu acredito. Aconteça o que acontecer, ficaremos juntos".  Pág. 99
 Adorei ter a Bonnie como o centro do livro, ela é uma personagem engraçada e carismática e, por isso e pela narrativa que fluiu facilmente e prende a atenção do leitor, o livro foi devorado em poucos dias.

 O único fato que me desagradou foi o finalzinho, acho que mesmo sendo um YA sobrenatural, exagerou no final. Haviam várias possibilidades para um final grandioso, mas de qualquer modo, não posso esperar para o que vai acontecer no próximo volume: O Retorno - Anoitecer.
 Recomendo!

2 comentários:

  1. Olá Mayara (:
    Comecei a assistir essa série depois de MUITA insistência de algumas amigas. Até o quinto episódio eu não estava gostando, depois simplesmente vicei. Inclusive, o gif que você colocou do Damon dançando com a Helena é uma das minhas cenas favoritas.

    Estou LOUCA para ler os livros, mas ainda não encaixei em minhas leituras.

    Gostei do blog ^^
    beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Ei May, eu ainda não consegui criar coragem para continuar a ler a série, já que não gostei nada do primeiro livro. Tenho os cinco primeiro de O diário do Vampiro, vamos ver se leio logo.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, assim que possível retribuirei a visita.
Todas as perguntas serão respondidas aqui.
Beijos