.

.

18 abril 2013

Resenha: Divergente


Autora: Veronica Roth
Trilogia: Divergente - livro 1
Editora: Rocco
Páginas: 502
Ano: 2012
 Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
 A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
 E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. (Skoob)


 Há muito tempo, as pessoas descobriram que a culpa por um mundo em guerra estava nas ações e sentimentos ruins deles mesmos e, tentando erradicar essas coisas ruins, para fazer do mundo um lugar melhor para se viver, as pessoas dividiram-se em cinco facções, cada uma defendendo o seu ideal: Abnegação, Audácia, Amizade, Erudição e Franqueza.

 Todas as crianças e adolescentes estudam juntos até completarem 16 anos e, depois disso, cada aluno passa pelo teste de aptidão, onde irá descobrir a que facção estaria mais inclinado a se tornar um membro, para que na cerimônia de iniciação, ele escolha a que facção pertencerá pelo resto de sua vida. Beatrice Prior nasceu na Abnegação, a vida toda foi ensinada a ser altruísta, mas agora com seus 16 anos, a cada dia que passa, ela vê que não se encaixa nessa facção.

 Ao final de seu teste de aptidão, Beatrice descobre que é uma divergente, que não tem aptidão para uma facção determinada. E por isso, ela é alertada para ter muito cuidado e nunca contar isso para ninguém, porque, ser uma divergente, é algo perigoso.

 Quando, enfim, a cerimônia de iniciação começa, e Beatrice escolhe se abandona sua família ou continua na abnegação, ela surpreende a si mesma quando escolhe a audácia, muito conhecida pelos atos de coragem, e acaba descobrindo que pular de trens em movimento e de cima de prédios de dez andares seria o menor de seus desafios para se tornar membro dessa nova facção. Tris enfrentará seus maiores medos, e em meio a tudo isso, um romance inesperado acontece, bem como a descoberta de um plano mal intencionado que poderá levar à guerra e à morte pessoas inocentes.
Minha conclusão - explica ela - é que você apresenta aptidão para a Abnegação, a Audácia e a Erudição. Pessoas que apresentam resultados assim são... - Ela olha para trás, como se esperasse ser surpreendida por alguém. - ... são chamados de... Divergentes. 
 Divergente entra para a lista de livros jovem-adulto distópico, e para minha lista de favoritos. Apesar de todo o furor e comparações com outras sagas distópicas, ele se destaca em meio a muitos outros livros desse mesmo gênero, pelo enredo criativo e bem desenvolvido e porque não dizer, inovador. Mas Jogos Vorazes continua sendo meu favorito dos favoritos.

 Seus personagens foram bem caracterizados e construídos. Todos conseguiram deixar suas marcas nesse primeiro livro da trilogia. Tris é uma personagem divergente no sentido mais amplo da palavra. Ela diverge entre praticamente tudo, seus sentimentos, suas crenças, isso é uma parte de si mesma, e ela vai ganhando cada vez mais força com o passar das páginas. Outro personagem que eu não poderia deixar de citar: Quatro. Ele é o instrutor de Tris na audácia, um garoto de dezoito anos de olhos azuis tão escuros que parecem pretos, um garoto que não pestanejaria em mirar um revolver para alguém. A audácia o ensinou a ser durão, mas o lado carinhoso e protetor ainda vive dentro de si. Achei o Quatro uma mistura de Peeta Merlark e Jace Wayland. Quem leu Jogos Vorazes e Cidade dos Ossos também vai ver uma similaridade entre eles.

 A autora conseguiu mandar seu recado com uma narrativa leve e simples, em momento algum ela nos enrola com descrições e cenas desnecessárias, o que foi muito bom. As cenas de ação são muitas, principalmente do meio pro final do livro, que foi surpreendente. O romance foi mais desenvolvido do que em outros livros distópicos que já li, porém, ainda é algo sutil em meio a ação e aventura.
 Estou mais que louca para ler Insurgente!

 Agora eu te pergunto: Está esperando o que para começar a ler esse livro?

4 comentários:

  1. Oi May,

    Todo mundo tá adorando esse livro, estou louca para ler, só me falta oportunidade... Só elogios, né? KKK. Bom, tem tag para você lá no meu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia.
      É, as distopias estão em alta mesmo...
      Obrigada pela tag, já vou passar lá no Sonhos de Garota.

      Excluir
  2. Amiga, olha a coincidência, minha resenha da semana também é sobre Divergente! *-*
    Falando sobre o livro: Fica meio impossível não comparar uma saga com outra, já que esse gênero distópico é quase sempre focado nos jovens, e em um mundo de escolhas restritas. Ainda assim, também achei que a autora conseguiu criar algo próprio, único.
    Fiquei irritada com aqueles sonhos da Tris, sempre envolvendo algo sobre a Divergência, sabe? Fora isso, eu adorei o livro. Mas meu distópico favorito, ou melhor, meus dois favoritos, porque não consigo escolher, são: Maze Runner e Gone! <3
    Beijos! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também AMO Maze Runner, Gone ainda não tive a oportunidade de ler, mas hoje já comprei meu exemplar. Que livro caro, né?
      A Tris é realmente irritante a vezes, fazer o que, ela era uma "careta".

      Beijos

      Excluir

Obrigada pelo comentário, assim que possível retribuirei a visita.
Todas as perguntas serão respondidas aqui.
Beijos