.

.

29 abril 2013

Entrevista: Camila Dornas


 Boa tarde galera, hoje trago para vocês uma entrevista bem bacana com a autora Camila Dornas, que teve seu primeiro livro, A Linhagem, publicado a poucos meses pelo selo de Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século.


 Então, prontos para conhecer um pouco mais sobre a autora e seu livro?

 Camila, conte-nos quando foi que você teve a ideia de escrever e publicar A Linhagem, seu primeiro livro. Houve algum momento de dúvida durante essas etapas?

 Camila:  É uma história engraçada. A primeira vez em que pensei sobre a história de Evangeline foi olhando um desenho incrível que um amigo, estudante de moda, fez pra mim, de um vestido do século XVIII. Fiquei imaginando os Bailes, os amores impossíveis. Naquele momento ela veio prontinha na minha cabeça. Estávamos na praça de alimentação de um shopping, e eu não tinha uma caneta, muito menos um papel. Saí perguntando para todo mundo se tinham um caneta para me emprestar e escrevi o esboço todo em um guardanapo. Quanto a dúvida, sempre há alguma, mesmo que bem pequena. É preciso coragem para expor seu trabalho para o mundo, aquela coisa que você fez com tanto carinho. Mas é completamente maravilhoso também, então as dúvidas foram embora num piscar de olhos.


 A Linhagem reúne tudo o que mais gostamos: Aventura, romance, mistérios. E com os personagens não foi diferente. Gostaria de saber como foi para você criar personagens tão diferentes, mas que ao mesmo tempo se completam. Você "roubou" algumas características de pessoas que você conhece?

 Camila: A maioria dos personagens surgiu na minha cabeça inesperadamente, implorando para contarem suas histórias, mas é impossível não ser influenciado por pessoas ao seu redor. A Evangeline tem muito de mim, e ao mesmo tempo, somos completamente diferentes. Já os outros personagens sempre acabam pegando uma mania, ou quem sabe um jeitinho de alguém que conheço. Mesmo assim, conforme eu escrevo eles se tornam tão reais que ficam completamente independentes das minhas vontades iniciais.


 Vi pelas redes sociais, que a música te inspira muito, principalmente para escrever seus livros. Gostaria de saber quais músicas/bandas mais te inspiraram para escrever A Linhagem.

 Camila: Sim, a música é algo essencial no meu processo de criação. A Linhagem foi quase inteiramente escrito ao som de Epica, a mistura dos instrumentos clássicos e das letras melancólicas foi uma combinação explosiva. Mas também ouvia bastante Breaking Benjamim, U2, Black Sabbath, Legião Urbana, Pearl Jam. Enfim, a lista é infinita (risos)


 Além de músicas, existe algum autor/obra que lhe deu inspiração?

 Camila: Nada específico, mas eu adoro a Jane Austen, Emile Bronte, Richelle Mead, Patricia Cabot...Acho que o livro tem um pouco de cada obra que já li, cada sentimento que me marcou ao lê-las.


 A leitura foi algo que esteve presente na sua vida desde pequena, ou foi uma paixão descoberta alguns anos mais tarde?

 Camila: Minha mãe costumava ler pra mim quando eu era uma garotinha, é uma das primeiras lembranças que eu tenho, a dela lendo antes que eu dormisse. Então, sou apaixonada pelas histórias, pela magia das palavras, desde que consigo me lembrar. Não consigo nem imaginar quão vazio seria meu mundo sem isso.


 Bem, eu já li o livro, e claro, já virei fã. O final foi Perfeito, e ainda deixou o gostinho de quero mais. Apesar de não ter deixado nenhuma ponta solta, eu te pergunto: A Linhagem terá continuação?  

 Camila: Não tenho palavras para dizer o quanto fico feliz que tenha gostado. A história de Evangeline acaba ali, mas... (olha o suspense kk) tenho planos de escrever um livro sobre o ponto de vista de Aghata, por que ela foi uma personagem que eu simplesmente senti que tinha muito mais a dizer. E já estou com um livro novo em andamento, que posso dizer que vai tirar o fôlego dos leitores.


 Camila, quem te acompanha nas redes sociais, principalmente o facebook, vê que você participou de muitos eventos para promover seu livro, e alguns foram até fora de Brasília, onde você mora. Como tem sido para você conhecer pessoas novas e ainda, outras autoras nacionais durante suas viagens?

 Camila: Têm sido completamente maravilhoso. Cada uma das autoras que conheci foi um amor, e algumas delas eu já era fã muito antes de ser publicada, então dá para imaginar a emoção. Também tenho uma relação muito especial com algumas delas, como a Bruna Camporezi, nós sempre estamos em contato e nos apoiamos sempre que podemos. É incrível ter esse tipo de parceria, sabe?


 Essa é para você deixar suas novidades. Está escrevendo algum livro no momento? Tem informações sobre novos eventos para A Linhagem? E a Bienal no Rio, você vai?

 Camila: Como mencionado, já estou pra lá da metade de um livro novo, que ainda é segredo, mas confesso que irá deixar os leitores de pernas bambas, e pode até conter uma surpresinha para os fãs de A Linhagem. Quanto aos eventos, estarei presente no evento Bate- Papo sobre a literatura nacional daqui de Brasília, organizado pela Larissa Sposito, e também estarei no Liberty Mall no dia 18/05 junto com a Janaina Rico, e vou estar na Bienal!! \o/ Será um prazer vê-los, leitores, em cada um deles.


 E por último, livros nunca são demais, e dicas de bons livros todos nós queremos. Você tem alguma dica de leitura para nos dar?

 Camila: Tantas dicas!! ( risos) Primeiramente, leiam O Pássaro, da Samantha Holtz, se não leram ainda precisam conhecer essa história maravilhosa. Também li Lilac recentemente e me apaixonei completamente. Os segredos de Landara, Belle, Cisne.... E eu continuaria eternamente se me deixassem! E por último, um beijo super especial para cada leitor que esteja lendo essas palavras. Eu adoro todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, assim que possível retribuirei a visita.
Todas as perguntas serão respondidas aqui.
Beijos